• Renata Naufal Segatto

Dia das Mulheres - Empoderamento Feminino

Atualizado: 6 de Mar de 2018

No dia 08 de Março de 1857, em Nova Iorque nos Estados Unidos, ocorreu a primeira greve liderada por mulheres. O desfecho foi dos piores: 129 operárias morreram queimadas e muitas outras ficaram feridas. A tragédia tornou-se um marco internacional da luta feminina por melhores condições de vida, por direitos iguais e contra todo o tipo de agressão.


Ainda estamos longe de participarmos em igualdade de gênero das questões sociais, econômicas e políticas, mas com certeza muitas coisas já mudaram...


O assunto vem tendo cada vez mais destaque, tanto que o termo "empoderamento feminino" tem sido um dos mais procurados em ferramentas de busca da internet.


Resumidamente, empoderar uma mulher significa deixá-la mais forte, dar condições para que ela se sinta segura e confiante para crescer pessoal e profissionalmente.





O termo, no entanto, não é novo e em 2010 a ONU lançou os princípios de empoderamento das mulheres, a fim de pôr em prática seus propósitos para um mundo melhor. São eles:  

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os  direitos humanos e a não-discriminação.

  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Essa prática não cabe somente às grandes corporações, todos nós, mulheres e homens, como pais, mães, amigas, enfim como seres humanos podemos fazer a nossa parte.


Com 4 anos de idade minha filha me perguntou: "mamãe mulher pode ser astronauta"?Eu disse: "Claro filha, mulher pode ser qualquer coisa que ela quiser". Os olhinhos dela brilharam e ela começou a me bombardear de profissões que usualmente são exercidas por homens: "E motorista? E jogador de rugby? E pedreiro?" Deu pra sentir a euforia dela em descobrir naquele momento que "um mundo de opções se abriu para ela e eu fiquei toda feliz em poder plantar essa sementinha...


Como empresa somos ainda bem pequenos, mas o comprometimento com o empoderamento feminino está no nosso DNA. Se você tiver a curiosidade de ler nossa página "sobre nós" verá o seguinte texto:


Por que fazemos o que fazemos?


Porque acreditamos que cada pessoa é única, especial e tem a necessidade de se apresentar e se relacionar no mundo!

Nosso objetivo é oferecer jóias e objetos que ajudem as pessoas a mostrarem suas personalidades e estados de espírito.

É uma grande satisfação ver os olhos das clientes brilhando, ao se sentirem lindas e confiantes quando compram uma peça incrível!

Essa  é nossa maior motivação!

Mais que acessórios, fazemos peças que ajudam a traduzir você!

Bom, desejo a todas não apenas um Feliz dia das Mulheres, mas uma Feliz Vida de Mulher: plena e próspera em todos os sentidos!!


Deixe seu comentário, ou compartilhe alguma experiência que achar interessante com a gente!


#diadasmulheres, #empoderamentofeminino, #igualdadedegeneros, #autoestima, #diainternacionaldasmulheres #direitosiguais #forçafeminina





35 visualizações

11 - 946618680  / 37589327

Vamos ser amigos?

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram