top of page
  • Foto do escritorRenata Naufal Segatto

Por que dar brindes ou presentes corporativos?

Atualizado: 2 de fev.

Os brindes e presentes corporativos tem várias funções consideradas estratégicas dentro do marketing e do RH das empresas.




Antes de falarmos sobre as finalidades dos presentes vamos mencionar quem são os publicos que não devem ser esquecidos:

- Clientes

- Colaboradores

- Parceiros de negócios


Cada um dos publicos acima pode e deve ser presenteado conforme as situações e objetivos abaixo:


1 - Reconhecimento: Reconhecer e valorizar a dedicação, empenho ou contribuições importantes das pessoas para a empresa.

Exemplos:

- Presentes por tempo de casa aos colaboradores,

- Aniversário da empresa - Quando a empresa celebra 10, 20, 30 .... anos de vida é um excelente momento para reconhecer a participação das pessoas e organizações que tiveram relevância nessa jornada, sejam elas colaboradores, clientes importantes, parceiros etc.

- Premiações: por vendas, melhor fornecedor, concursos internos etc. - Premiações são marcos de conquistas, simbolos que eternizam momentos especiais, algo a se expor com orgulho!


2 - Motivacional: manter um time motivado e ligado aos objetivos nem sempre é fácil.

Brindes e presentes corporativos podem ser excelentes aliados nesse momento, desde os simples até os mais sofisticados a depender do objetivo de cada ação.

Exemplos:

- Um objeto de uso diário, como um marcador de página ou uma caneca podem conter uma frase com a mensagem que a empresa deseja passar para determinada equipe.

- Prêmios, como joias e viagens, podem ser o incentivo certo para as equipes de vendas atingirem ou ultrapassarem metas...


3 - Agradecimento: Presentes de final de ano são, sem dúvida, excelentes para agradecer a confiança ou empenho durante o ano que está acabando e ao mesmo tempo já fortalecer os vínculos para o ano que se iniciará.


4 - Abertura de negócios e/ou negócios recém estabelecidos - Brindes e presentes são ferramentas importantes para estreitar os vinculos nesse período inicial, ajudando a fechar novos negócios ou potencializando os já iniciados.


5 - Lembrança da marca/fidelização - afinal toda empresa quer ser lembrada constantemente, de forma positiva, no cotidiano dos seus públicos de interesse para que seja sempre a primeira opção.


Agora que já sabemos que os brindes e presentes corporativos são ótimas ferramentas de marketing e de relacionamento é preciso saber escolher certo!

A escolha do brinde ou presente corporativo tem que sempre levar em conta a cultura da empresa que vai presentear, o perfil e tipo de relação de quem vai receber e qual o objetivo da ação.


Aqui nos levamos em conta todos esses aspectos para indicar ou desenvolver o presente perfeito para cada cliente e cada situação.

Temos certeza que um presente ou premiação que levou tudo isso em consideração e ainda conta uma história, tem beleza e qualidade vai encantar quem recebe, fortalecer os vínculos entre essas pessoas e a empresa e valorizar a marca.


No entanto, quando esses asspectos não são levados em consideração, ao invés de colher os frutos desse investimento, a empresa pode acabar tendo sua imagem desvalorizada por brindes de má qualidade, ou não atingindo seu público que acaba doando para outras pessoas os presentes recebidos...


Veja abaixo alguns exemplos de projetos desenvolvidos por nós.

Projeto Sequoia - Tempo de Casa

Criamos para a empresa uma escultura que é completada com o passar dos anos. Na primeira etapa o colaborador recebe a base em madeira com um broto de sequoia. Na segunda fase recebe uma placa de aço recortada com a silhueta de uma sequoia já crescida e robusta. Além disso, uma plaquinha de identificação com o nome e a logo da empresa são fixadas na base de madeira de demolição

Exemplo de premiação por tempo de casa desenvolvido sob medida
Premiação sob medida - tempo de casa

Brinde/Presente Motivacional: Um marcador de página com uma frase pode ser perfeito para passar uma mensagem motivacional

Exemplo de brinde motivacional - marcador de páguna
Marcador de página - a mensagem é customizada para cada cliente

Projeto NSK - 50 anos da empresa: aniversário da empresa é uma excelente oportunidade de reconhecer e agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada bem como ressaltar a solidez, valores e imagem das marcas perante parceiros, clientes e colaboradores.

Sendo a NSK uma empresa japonesa foi um pedido deles que o presente remetesse a suas origens. No desenvolvimento vários simbolos e icones foram apresentados, até que o desenho do Pinheiro Negro, em forma de bonsai foi o escolhido pela empresa. O pinheiro negro além de ser uma árvore tipica do Japão é simbolo de longevidade e prosperidade, ou seja perfeito para traduzir a mensagem que a empresa queria passar naquele momento!

Presente Corporativo como forma de reconhecimento - objetivo : reconhecimento, celebração, agradecimento, fortalecimento da marca
Escultura - desenvolvimento sob medida pelos 50 anos da empresa

Premiação de vendas - Há anos atrás desenvolvemos modelos exclusivos de joias para premiação da força de vendas da Pierre Alexander. Foram aproximadamente 8 modelos para cada categoria de premiação. Cada um deles ligados a cultura empresa. Com certeza foi um incentivo e tanto para as vendas uma vez que se transformaram em objetos de desejo!

Joias podem ser excelentes formas de premiação para o publico feminino. Feitas sob medida
Premiação - jóias sob medida




Comentários


bottom of page